Calendários Petróleo Ipiranga S.A.

1996

jan-fev 1996.jpg (94832 bytes)

Título: Habilidades Campeiras: o couro.
Dimensões:
46cm x 24,5cm
Ano / meses:
1996 / jan-fev-mar
Técnica:
Gouache
Observações / Texto:
Ilustrações e Texto de Berega.
Ilustrações de gaúcho cortando uma lonca, maneador com botão e couro trançado, objetos do trançador e égua madrinha com sino e couro trançado.
Já houve época neste Rio Grande que o couro valia mais que a carne do gado vacum. A facilidade na obtençãoi da matéria-prima e a habilidade do gaúcho, fez surgir o artesão que explorando as infinitas possibilidades desse material tão rico e nobre, criou e cria, verdadeiras obras de arte transformadas em rédeas, buçais, cabrestos, rebenques, barbicachos, etc. Arrematados com tranças, botões e passadores de finíssima urdidura.
O Trançador para bem executar seu labor, se utiliza da faca, chaira, cravador, mordaça, macete e alicate.
Para tranças finas e delicadas o couro vacum cede lugar a lonca, extraída do couro do potrilho ou da égua velha. Quanto mais trabalhado o "preparo", mais orgulhoso será seu possuidor e maior será a fama do Trançador.
- Cavalo encilhado a preceito mostra gaúcho de conceito -

 

abr-jun.jpg (94183 bytes)

Título: Habilidades Campeiras: o ferro.
Dimensões :
46cm x 24,5cm
Ano / meses:
1996 / abr-mai-jun
Técnica:
Gouache
Observações / Texto:
Ilustrações e Texto de Berega.
Ilustração de ferreiro com bigorna, ferro de marcar, marcas de estâncias e peões marcando gado
Trazida pelos conquistadores oriundos da Península Ibérica e mais tarde aprimorada sua técnica pelos Missionários Jesuítas, a artesania do ferro aqui posperou pela necessidade de sua aplicação.
Diz o Padre Antônio Sepp, seguramente o mais ilustre missionário em solo americano: ..."Há certas colinas repletas da mesma pedra. Os selvagens a chamam de ITACURA, por estar cheia de manchas negras ou grãos escuros. Quando estes são expostos ao fogo muito intenso, fundem-se em ferro e aço". E surgiram os ferreiros primevos!
Grande foi a contribuição do Ferreiro na formação da gesta Riograndense, produzindo armas, ferramentas, ferraduras, marcas, etc. Nesta época retinia pelo varzedo o canto plangente e cadenciado do malho castigado a bigorna.
Variado é o ferramental utilizado pelo Ferreiro: martelo de bola, de pena, de unha, estampas, planas, talhadeiras, etc.
As marcas das estâncias eram estampadas na porta da ferraria, transformando-a num arquivo da heráldica campeira.

 

jul-set 1996.jpg (88238 bytes)
Título: Habilidades Campeiras: a lã.
Dimensões:
46cm x 24,5cm
Ano / meses:
1996 / jul-ago-set
Técnica:
Gouache
Observações / Texto:
Ilustrações e Texto de Berega.
Ilustrações de peão esquilando ovelha à tesoura, tesoura de esquilar, roda de tear, pranchas de cardar a lã e gaúcho com poncho de lã.
A tosa ou esquila é realizada nos municípios criadores de ovinos, durante a primavera e início do verão. Essa tarefa é executada pela "comparsa" constituída de tosadores de grande prática no metier.
Antigamente a tosa era feita a "Martelo" ou seja, com tesouras manuais. Hoje, ela é feita a "Máquina" - tesouras elétricas de grande rendimento.
Em algumas regiões do Estado onde os rebanhos são pequenos e seu produto destina-se mais ao artesanato que a indústria, ainda encontra-se procedimentos antiquados mas nem por isso menos eficientes. Nesse método artesanal, a lã é limpa, lavada, cardada, fiada, tingida ou conservada na sua cor natural: branca e preta. Finalmente trabalhada no rústico e singelo tear, resultando em cobertores, xergões, campeiras, ponchos, etc.
Os famosos ponchos de Mostardas são um exemplo típico dessa bela e tradicional artesania rural.

 

out-dez 1996.jpg (85630 bytes)
Título: Habilidades Campeiras: a doma.
Dimensões:
46cm x 24,5cm
Ano / meses:
1996 / out-nov-dez
Técnica:
Gouache
Observações / Texto:
Ilustrações e Texto de Berega.
Ilustrações de paleteada, rebenque, cavalo crioulo em prova de morfologia, gaúcho à cavalo em prova de esbarrada no Freio de Ouro.
A doma do cavalo xucro como tudo o mais, evoluiu, abandonando os métodos rudes e até barbarescos.
Assumindo uma forma de aplicação mais branda, mais científica, onde o animal passa a obedecer não por medo do castigo mas sim,pelo aprendizado, pela compreensão. Para muito vieram colaborar os eventos chamados Provas Funcionais. Até então, só se  considerava a morfologia do animal candidato ao julgamento.
Hoje procura-se também a funcionalidade, pois o cavalo ainda é uma ferramenta da maior importância para o trabalho campeiro gaúcho.
Paleteada, figura, esbarrada, são algumas das etapas das competições preliminares onde tanto o cavalo como o ginete terão de passar numa espécie de funil onde só os mais aptos se habilitam para o grand-finale: o Freio de Ouro.Glória máxima dos eventos de performance que consagra o proprietário, o ginete e o Cavalo Crioulo.

Retorna Início Website - Abertura
Berega© 2008-2014. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução parcial ou total por quaisquer meios sem a autorização.
Início | Dados do Artista | Catálogo de Obras | Blog | Contato