Quadros

Cavalos Crioulos

cabe? de cavalo crioulo colorado malacara - 1983
T?ulo: colarado malacara
C?igo: CRI001
Dimens?s:
60cm x 50cm (sem moldura).
Ano:
1983 (julho).
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo colorado com bu?l virado ?direita. No bu?l, Berega deixa aflorar os tons de couro natural do suporte, dando mais autenticidade pelas cores do pr?rio couro que o comp?. Berega assina (de uma forma rara) inclinado no canto inferior direito com o ano. Este quadro foi reproduzido para o calend?io da Fertisul de 1984 (uma ?ica folha com todos os meses do ano) com o seguinte texto do pr?rio Berega:
"O CAVALO CRIOULO - No long?quo ano de 1634 ingressa no Rio Grande do Sul, reportado pelos padres jesu?as e ainda molhado pela ?ua do Rio Uruguai, o primeiro cavalo. Seu relincho anuncia o nascimento de uma nova era e, desde ent?, representa a pr?ria gesta ga?ha, surgindo assim, o Cavalo Crioulo. Uma ra? de t?pera nobre, forte, ativa, trabalhadora e resistente que, irmanada ao homem que ostenta os mesmos atributos, regam e fertilizam com o suor de ambos a terra que os viu nascer. A ra? desenvolveu, evoluiu, modernizou e se expandiu. Hoje, com suas qualidades reconhecidas nacionalmente, se fez necess?io abrir as porteiras, repartir suas "bondades" e deix?la partir, levando nos cascos a boa e generosa terra do Rio Grande para mistur?la, num pisoteio de trabalho e entusiasmo, ao solo acolhedor de Santa Catarina, Paran? S? Paulo, Minas Gerais, Goi?, Bahia, Mato Grosso e outros Estados, auferindo de imediato a colheita de bons e abundantes frutos. Crioulo significa nativo. Crioula, uma ra? ga?ha pontilhando o Brasil." Trabalho original  realizado entre 28 e 31 de julho de 1983.
Encomenda: MPM Propaganda, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo:
Adubos Fertisul / Ipiranga S.A., Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo 1987
T?ulo: -
C?igo: CRI002
Dimens?s:  -
Ano:
1987
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo tostado com bu?l. No bu?l, Berega deixa aflorar os tons de couro natural do suporte, dando mais autenticidade pelas cores do pr?rio couro que o comp?. Berega assina no canto inferior direito com o ano.
Acervo: Uruguaiana, RS, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo gateado - 1982
T?ulo: -
C?igo: CRI003
Dimens?s: 
60cm x 50cm (sem moldura) - 76cm x 66cm (com moldura / com frizo branco).
Ano:
1982 (agosto)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo gateado frente aberta com. No bu?l, Berega deixa aflorar os tons de couro natural do suporte, dando mais autenticidade pelas cores do pr?rio couro que o comp?. Berega assina da forma antiga no canto inferior direito com o ano. Trabalho realizado entre 06 e 08 de agosto de 1982. Entrega em 12 de agosto.
Encomenda: Quartel General Comando Militar Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo:
Gal Jos?Pol?io Fontoura Rodrigues Neto, Brasil.

 

cavalo crioulo DESGARRADO - 1981
T?ulo: Desgarrado
C?igo: CRI004
Dimens?s:
60cm x 50cm (sem moldura)
Ano:
1981 (dezembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo Desgarrado da pelagem moura, com bu?l, 3/4 virado ?direita. No bu?l, Berega deixa aflorar os tons de couro natural do suporte, dando mais autenticidade pelas cores do pr?rio couro que o comp?. Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano. Trabalho realizado entre 09 e 16 de dezembro de 1981.
Encomenda: Almir Palmeiro, S? Borja, RS, Brasil.
Acervo:
sobrinho de Almir Palmeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

cavalo crioulo Andariego Iberica - 1976
T?ulo: Andariego Iberica
C?igo: CRI005
Dimens?s:
96cm x 66cm (sem moldura).
Ano:
1976 (outubro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
primeiro retrato de cavalo crioulo realizado por Berega. Cavalo crioulo "Andariego Iberica" retratado em perfil virado ?direita com detalhes de porteira ?esquerda e fachada da sede da Est?cia e Cabanha S? Bibiano ?direita. Berega assina no formato mais antigo, com a lan? na sequ?cia da letra "a" de seu nome, acompanhado do ano e cidade de onde pintou "Porto Alegre". Trabalho finalizado em outubro de 1976.
Acervo:
Ant?io Martins Bastos, Cabanha S? Bibiano, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Emilio Mattos (ABCCC)
T?ulo: Emilio Mattos
C?igo: CRI006
Dimens?s: -
Ano: 
1984/1985 (?)
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
retrato de Em?io Mattos em 3/4 virado ?direita com duas cabe?s de cavalos crioulos ao fundo (zaino e tordilho) virados ?esquerda, ambos usando  bu?is em couro tran?dos. Berega assina na margem inferior direita junto ao ano.
Acervo/Encomenda:
Luiz Carlos Ferreira Levy, presenteando a ABCCC N?leo Em?io Mattos, S? Paulo, SP, Brasil.

 

Os Reis Magos Ga?hos
T?ulo: Os Reis Magos Ga?hos
C?igo: CRI007
Dimens?s:
125cm x 70cm (sem moldura) - 141cm x 86cm (com moldura).
Ano:
1989 (novembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
retrato dos cavalos e dos cavaleiros: cavalo crioulo zaino Boato da Tradi?o, montado por Jo? Luiz Monteiro; cavalo crioulo gateado Arrebol 111 de Santo ?gelo, montado por Neris Rivero Lima (Pocho); cavalo crioulo tordilho Cardeal da Itapitocai, montado por Alcides Ara?o.
Este quadro foi reproduzido como cart? de natal, de tiragem restrita do propriet?io, com o poema de Ubirajara Raffo Constant (Biratucho), de Uruguaiana:

"Dos Reis Magos no c? brilha
A estrela clara e viageira,
De uma igrejita campeira
Soa ao longe a voz do sino.
Flete ao tranco, sem destino,
Na solid? de um corredor,
Abre o peito um pajador
Saludando ao Deus Menino
E todas as vozes do pago
Cantam salmos na planura
Irmanadas na ternura
Do cantar do pajador,
Pedindo a Nosso Senhor,
Na humildade de seus versos,
Que s?exista no Universo
Fraternidade e Amor.
"

O tempo total de produ?o do quadro foi de 17 dias, sendo 4 dias inteiros de produ?o do projeto em desenho (11 ?16 de novembro) e 13 dias de pintura (19 de novembro ?01 de dezembro de 1989).
Encomenda / Acervo: Luiz Ant?io Martins Bastos, Est?cia Nazareth, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Cavalo Crioulo mouro SEP?- 1981
T?ulo: Sep?/font>
C?igo: CRI008
Dimens?s:
60cm x 50cm (sem moldura)
Ano: 
1981 (dezembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto: 
retrato da cabe? do cavalo crioulo mouro "Sep?quot;, com bu?l, virado ?esquerda. No bu?l, Berega deixa aflorar os tons de couro natural do suporte, dando mais autenticidade e naturalidade pelas cores do pr?rio couro que o comp?. Berega assina no canto inferior esquerdo no formato antigo acompanhado do ano. Trabalho realizado entre 09 e 14 de dezembro de 1981.
Encomenda: Almir Palmeiro, S? Borja, RS, Brasil.
Acervo:
Celso Palmeiro, Itaqui, RS, Brasil.

 

cavalo crioulo MORMA? - 1981
T?ulo: Morma?
C?igo: CRI009
Dimens?s:
60cm x 50cm (sem moldura) - 74cm x 65cm (com moldura).
Ano: 
1981 (novembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto: 
cabe? de cavalo crioulo malacara colorado com bu?l em pefil virado ?direita. Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano. Trabalho realizado entre 17 e 20 de outubro de 1981.
Encomenda: Almir Palmeiro, S? Borja, RS, Brasil.
Acervo:
Manoel Palmeiro, S? Borja, RS, Brasil.


cavalo crioulo BT PAMPEIRO - 1983
T?ulo: BT Pampeiro
C?igo: CRI010
Dimens?s:
85cm x 65cm (sem moldura) - 101cm x 76cm (com moldura / frizo branco).
Ano:
1983 (maio)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato de cavalo crioulo em perfil virado ?direita com bu?l. Nome do cavalo (BT Pampeiro) no canto inferior esquerdo e Berega assina no canto inferior direito com o ano "83". Trabalho realizado entre 18 e 26 de maio de 1983.
Acervo: Sylvio Ataliba de Toledo Pizza, Cabanha Santa Vict?ia, Ca?pava (Campos do Jord? -?), S? Paulo, Brasil.

 

Retrato de Luiz Martins Bastos montado 1988
T?ulo: Luiz Martins Bastos e Mulita
C?igo: CRI011
Dimens?s: -
Ano:
1988
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
retrato de Luiz Martins Bastos montando a ?ua "Mulita"em perfil virado ?direita. Berega assina no canto inferior direito.
Acervo: fam?ia Bastos, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo - 1986
T?ulo: -
C?igo: CRI012
Dimens?s:
65cm x 52,5cm (sem moldura) - 81cm x 69cm (c/ moldura)
Ano:
1986
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto: 
cabe? de cavalo crioulo tordilho negro com freio e bu?l virado ?esquerda.
No dia 15 de agosto de 1986, em evento em Porto Alegre, RS, Brasil, A Federasul, Fiergs, ADVB e Farsul, presentearam o Presidente do Uruguai Julio Maria Sanguinetti com este quadro. Estavam presentes o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Jair  Soares, S?gio Sirotski, presidente da ADVB, e Luiz Carlos Mandelli, presidente da Fiergs, entre outros.
Encomenda: Federasul, Fiergs, ADVB e Farsul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo:
Ex-Presidente da Rep?lica Oriental do Uruguai Julio Maria  Sanguinetti.


cavalo crioulo BT Sargento
T?ulo: BT Sargento
C?igo: CRI014
Dimens?s: -
Ano:
1987
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
retrato de cavalo crioulo virado ? direita de corpo inteiro e perfil. Berega assina no canto inferior direito.
Acervo: Sucess? de Roberto Bastos Tellechea, Cabanha Junco, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

duas cabe?s de cavalo crioulo (gateado e colorado) com bu?l.
T?ulo: -
C?igo: CRI015
Dimens?s: -
Ano:
1986 (terminado em novembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
duas cabe?s de cavalo crioulo (gateado e colorado) com bu?l. Berega assina no canto inferior direito.
Acervo: -


cavalo crioulo
T?ulo: Cavalo Crioulo
C?igo: CRI016
Dimens?s:
30cm x 25cm (sem moldura) - 46cm x 40,5cm (com moldura).
Ano:
1990 (dezembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
cavalo crioulo de corpo inteiro com bu?l, na pelagem gateada bragado, frente aberta, pintas no quarto e cal?do no lado de montar. Em perfil virado ?esquerda. Berega assina no canto inferior direito.
Acervo: Luiz (Molduras NELPI), Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo
T?ulo: -
C?igo: CRI017
Dimens?s: -
Ano: -
198... ?
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto: 
cabe? de cavalo crioulo com brid? em imagem circular e borda preta. Berega assina acompanhando a inclina?o do c?culo na margem inferior abaixo do cavalo.
Acervo: Alv?io Greco e Maria Regina, Porto Alegre, RS, Brasil

 

cavalo crioulo Chinoca Linda Sucupira
T?ulo: Chinoca Linda Sucupira
C?igo: CRI018
Dimens?s: -
Ano:
1985 ?
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cabe? de ?ua crioula gateada virado ?esquerda. O nome da ?ua est?no canto inferior esquerdo e Berega assina no canto inferior direito. Exposto no stand da Ipiranga na Expointer de 1986. Imagem ? partir de foto de Gigi Delamare.
Acervo:
-, S? Paulo, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo com fiador
T?ulo: -
C?igo: CRI019
Dimens?s: -
Ano:
1985
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo overo com fiador de prata trabalhada, virado ?esquerda. O nome do cavalo (ainda n? recuperado) encontra-se no canto inferior esquerdo e Berega assina no canto inferior direito. Exposto no stand da Ipiranga na Expointer de 1986. Imagem ?partir de foto de Gigi Delamare.
Acervo: -

 

duas cabe?s de cavalo crioulo com fiador
T?ulo: -
C?igo: CRI020
Dimens?s: -
Ano: 
1985
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
duas cabe?s de cavalo criulo (tostado e gateado) em perfil virados ?esquerda com fiador de prata. Os nomes dos cavalos (tentando recuper?los) est? no canto inferior esquerdo e Berega assina no canto inferior direito. Exposto no stand da Ipiranga na Expointer de 1986. Imagem ? partir de foto de Gigi Delamare.
Acervo:
- , S? Paulo, SP, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo com ga?ho 1984
T?ulo: -
C?igo: CRI021
Dimens?s:
Ano:
1984
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo com bu?l de couro tran?do em perfil virado ?direita e ga?ho usando len? e chap? com cabelo e barba grisalhos em 3/4 virado ?esquerda em frente ao animal.
Se pede encarecidamente que algu? envie uma foto de melhor qualidade para ser substituida bem como demais informa?es que aqui faltam.
Acervo:
Sindicato Rural de Dom Pedrito, RS, Brasil.

 

Paleteada - 1994
T?ulo: -
C?igo: CRI022
Dimens?s: -
Ano:
1994
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
s?ie de quadros de paleteadas (competi?o que faz parte da prova Freio de Ouro, de morfologia e fun?o, dos cavalos crioulos). Dupla de alaz? e gateado em plena paleteada com novilho aberdeen angus vistos de frente, ?galope. Berega assina no canto inferior direito com o ano "94".
Acervo: -

 

Paleteada - 1994
T?ulo: -
C?igo: CRI023
Dimens?s: -
Ano:
1994
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
s?ie de quadros de paleteadas (competi?o que faz parte da prova Freio de Ouro, de morfologia e fun?o, dos cavalos crioulos). Dupla de oveiro malacara com rosilho em paleteada com novilho aberdeen angus em perfil virados ?direita. Berega assina no canto inferior direito com o ano "94". Este quadro ?uma c?ia do CRI025, depois de insistentes pedidos de um admirador e colecionador que viu o referido quadro e querer um igual. No entanto Berega deixou a mesma cena mas modificou os personagens, pelagens dos cavalos e mesmo o novilho que no outro era um hereford, deixando este quadro mais personalizado e aut?tico.
Acervo: -

 

Paleteada III - 1993
T?ulo: Paleteada - III
C?igo: CRI024
Dimens?s:
70cm x 55cm (sem moldura) - 86cm x 72cm (com moldura).
Ano:
1993 (dezembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
s?ie de quadros de paleteadas (competi?o que faz parte da prova Freio de Ouro, de morfologia e fun?o, dos cavalos crioulos). Dupla de tostado com baio em galope de frente virados 3/4 ?esquerda. Berega assina no canto inferior direito com o ano "93". Obra finalizada em 16 de dezembro de 1993.
Encomenda:
N?leo da 6a Regi? da Associa?o Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC).
Acervo: -

 

Paleteada I - 1993
T?ulo: Paleteada - I
C?igo: CRI025
Dimens?s:
65cm x 50cm (sem moldura) - 82cm x 67cm (com   moldura).
Ano:
1993 (outubro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
s?ie de quadros de paleteadas (competi?o que faz parte da prova Freio de Ouro, de morfologia e fun?o, dos cavalos crioulos). Dupla de gateado estrela, cal?do na m? direita, com alaz? tostado malacara, cal?do na m? direita, em paleteada com novilho preto cara branca em perfil virados ?direita. Berega assina no canto inferior direito com o ano "93". A obra foi terminado em 02 de novembro.
Esta ?uma das telas que fez parte da premia?o do Campeonato Strassburger de Paleteada  da Associa?o Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (atrav? do n?leo da 6a Regi?), entregue em evento no Country Club de Porto Alegre, RS, na noite de 27 de novembro de 1993.
Encomenda:
N?leo da 6a Regi? da Associa?o Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC).
Acervo: -

 

Paleteada II - 1993
T?ulo: Paleteada - II
C?igo: CRI026
Dimens?s:
75cm x 53cm (sem moldura) - 82cm x 70cm (com moldura).
Ano:
1993 (novebro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
s?ie de quadros de paleteadas (competi?o que faz parte da prova Freio de Ouro, de morfologia e fun?o, dos cavalos crioulos). Dupla de tordilho negro e alaz? com novilho aberdeen angus em perfil virados ?esquerda. Berega assina no canto inferior direito com o ano "93". Obra terminada em 21 de novembro de 1993.
Encomenda:
N?leo da 6a Regi? da Associa?o Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC).
Acervo: -

 

cavalo crioulo GUAMPA TARRUDO - Argentina - 1982
T?ulo: Guampa Tarrudo
C?igo: CRI027
Dimens?s:
60cm x 52cm (sem moldura) - 64,5cm x 56,5cm (com moldura).
Ano:
1982 (mar?)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato do cavalo crioulo Guampa Tarrudo, de pelagem gateada frente aberta e cabos negros, pintado em perfil virado ? direita. Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano "82".
Guampa Tarrudo foi Grande Campe? na Exposi?o de Palermo, Buenos Aires, Argentina.
Este trabalho foi realizado entre 22 e 27 de mar? de 1982.
Encomenda:
Joaquim Machado, Brasil.
Acervo:
- , Argentina.

 

cavalo crioulo BT MARAGATO - 1982
T?ulo: BT Maragato
C?igo: CRI028
Dimens?s:
80cm x 60cm (sem moldura)
Ano:
1982 (janeiro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato do cavalo crioulo BT Maragato, de pelagem gateado avermelhado e cal?do na m? e pata do lado de montar, em perfil virado ?esquerda com o nome no canto inferior esquerdo. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo com o ano. Este trabalho foi realizado entre 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 1982. Trabalho enviado em 12 de mar? de 1982 para Rio Grande, RS, ao Sr. Roberto Bastos Tellechea.
Anota?o de Berega: "BT Maragato ?irm? inteiro de BT Juquiry, pintado por mim em 1980. Foi o Grande Campe? da Expointer 1980 e vendido ao Dr. ?gelo Martins Bastos Filho pelo pre? recorde da Exposi?o (na ?oca)".
Encomenda:
Fl?io Bastos Tellechea, Uruguaiana, RS.
Acervo: -

 

Retrato de cavalo crioulo "BT JUQUIRY" - 1980
T?ulo: BT Juquiry.
C?igo: CRI029
Dimens?s:
79cm x 58cm (sem moldura).
Ano:
1980 (junho)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato do garanh? crioulo BT Juquiry (nascido em 08/12/1974), Grande Campe? da IV Expointer de 1978. Este trabalho foi realizado entre 10/06/1980 e 14/06/1980. Berega assina no formato antigo (com o "3") no canto inferior direito e o ano.
Encomenda:
Paulo R. Sanchotene para presentear Fl?io Tellechea.
Acervo:
Fl?io Bastos Tellechea, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Paleteada com pala vermelho
T?ulo: .
C?igo: CRI030
Dimens?s: -
Ano:
1986
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
.
Acervo:
-

 

paleteada em aberdeen angus - solito
T?ulo: .
C?igo: CRI031
Dimens?s: -
Ano:
1987
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
.
Acervo:
-

 

cabe? de cavalo crioulo gateado - 1986
T?ulo: .
C?igo: CRI032
Dimens?s: -
Ano:
1986
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo gateado com bu?l. Berega deixa aflorar os tons do suporte de couro no bu?l. Assina no canto inferior direito com o ano.
Acervo:
-

 

Tropilha de crioulos tubianos
T?ulo: Tropilha.
C?igo: CRI033
Dimens?s: -
Ano:
1984
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cena de tropilha de tubianos crioulos com ?ua madrinha e ga?ho montado em cavalo de mesmo pelo. Berega assina no canto inferior direito. Esta cena possui um esbo? presente na se?o Desenhos e Esbo?s sob c?igo ESB010 no qual foram feitas 100 reprodu?es assinadas e numeradas pelo autor e est? dispon?eis para venda. Entre em contato.
Acervo:
-

 

Paleteada - 1994
T?ulo: .
C?igo: CRI034
Dimens?s: -
Ano:
1994
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cena de paleteada em gado Aberdeen Angus em galope de dupla visto de frente. Berega assina no canto inferior direito com o ano "94".
Acervo:
Carlos Alberto Martins Bastos (Cabeto), Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Cavalo Crioulo em Bico de Pena
T?ulo: .
C?igo: CRI035
Dimens?s: -
Ano:
1986
T?nica:
nankin em bico de pena sobre papel
Observa?es / Texto:
.
Acervo:
Uruguaiana, RS, Brasil

 

?ua madrinha overa pintado sobre carona
T?ulo: .
C?igo: CRI036
Dimens?s: -
Ano:
1987 (?)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo, ?ua madrinha com cincerro, de pelagem oveira, pintada sobre couro trabalhado utilizando a "carona", parte de arreio de montaria de ga?ho. Berega assina no canto inferior direito com o ano.

Este trabalho foi acrescido posteriormente de um poema de Jayme Caetano Braun em homenagem a Fl?io Bastos Tellechea e ao Berega que diz assim:
"Colorada gargantilha
Bragada - campo e peleia,
P?r?Dom Fl?io Tellechea
Irm? de pampa e coxilha;
A Madrinha da tropilha
Da quer?cia chimarrona,
Olhar aceso de piona
Que enfeiti? e aconchega,
Prisioneira do Berega
Na aba de uma carona
."
Jayme Caetano Braun - Esteio (Expointer) - 1988.


Acervo:
Lila Tellechea, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Retrato do tordilho pintado TREN TREN ARREBOL - 1991
T?ulo: Tren Tren Arrebol.
C?igo: CRI037
Dimens?s:
53cm x 43cm (sem moldura) - 69cm x 59cm (com moldura).-
Ano:
1991 (outubro).
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato do cavalo crioulo chileno Tren Tren Arrebol, pelagem tordilha pintada, onde o nome se encontra gravado em placa de lat? afixado na por?o inferior da moldura com as datas de nascimento (*16.02.68) e morte (+16.06.93). Este trabalho foi executado entre 20 de outubro e 24 de outubro de 1991, 4 dias. Berega assina no canto inferior  direito com o ano "91".  trocaremos a imagem assim que for poss?el.
Encomenda / Acervo:
Luiz Ant?io Martins Bastos, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Cavalo Crioulo com Cachorro Collie
T?ulo: .
C?igo: CRI038
Dimens?s:
50cm x 39cm (sem moldura) - 73cm x 62cm (com moldura)
Ano:
1989 (maio)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
cavalo crioulo de pelagem alaz? douradilho, frente aberta, gargantilha e bragado. Cal?do na "m? do la?" e "maneado das patas", em perfil virado ?direita. O cavalo est?de bu?l e o cabresto projeta-se para fora do quadro, sugerindo estar atado num palanque.
Acompanha um cachorro ovelheiro no lado direito do quadro que observa o espectador. Berega assina no canto inferior direito com o ano.
Berega registra que levou dois dias completos de trabalho neste quadro (dias 3 e 4 de maio).

trocaremos a imagem assim que for poss?el.

Acervo:
Luiz Ant?io Martins Bastos, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

?ua com potrilho - 1994
T?ulo: .
C?igo: CRI039
Dimens?s: -
Ano:
1994
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
.trocaremos a imagem assim que for poss?el.
Acervo:
-

 

retrato de LA INVERNADA ANIVERS?IO - 1991
T?ulo: La Invernada Anivers?io.
C?igo: CRI040
Dimens?s:
53cm x 43cm (sem moldura) - 69cm x 59cm (com moldura).
Ano:
1991 (outubro).
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato do cavalo crioulo chileno La Invernada Anivers?io de pelagem zaina. Possui o nome em placa de lat? junto ?moldura na por?o inferior com a data de nascimento (*06.10.65). Este trabalho foi elaborado entre 26 de outubro e 31 de outubro de 1991, 5 dias ao todo. Berega assina no canto inferior esquerdo com o ano "91". trocaremos a imagem assim que for poss?el.
Encomenda / Acervo:
Luiz Ant?io Martins Bastos, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Quadro Gera?es - fam?ia Bastos
T?ulo: Gera?es - fam?ia Martins Bastos.
C?igo: CRI041
Dimens?s:
104,5cm x 74,5cm (sem moldura) - 126,5cm x 96,5cm (com moldura).
Ano:
1992 (abril)
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
.trocaremos a imagem assim que for poss?el.
Pintura representando 4 gera?es da fam?ia Martins Bastos. Na base aparece ?gelo Martins Bastos montando um cavalo crioulo zaino (?partir de uma foto de 1922 e fotos de arreios e objetos pessoais guardados em fam?ia). Foi pintado entre 12 de mar? ?05 de abril de 1992, 23 dias ao todo. Na sequ?cia aparece Dr. Luiz Martins Bastos montando a ?ua baia Mulita, pintado entre 27 de fevereiro e 17 de mar?, 18 dias. Mais acima a figura de Luiz Ant?io Martins Bastos montando o crioulo colorado malacara Anivers?io da Tradi?o, pintado entre 06 de abril ?20 de abril de 1992, 14 dias ao todo. E por fim, no topo do quadro, a figura de Luiz Neto Martins Bastos montando Guanaco da Tradi?o, pintado entre 14 de fevereiro e 25 de fevereiro de 1992. Os desenhos do quadro foram iniciados em agosto de 1991.

Junto com a obra, foi entregue um texto feito pelo autor com uma descri?o do trabalho e transcrita ?seguir:
"Numa certa madrugada de 1990, Luiz Ant?io Martins Bastos imaginava uma forma de reunir num s?quadro as ?timas quatro gera?es de sua fam?ia.
Vindo ?Porto Alegre me apresenta a id?a e, como n? era nenhuma "sangria desatada", deixei que a mesma fosse amadurecendo. Enquanto isso, Luiz Ant?io me abastecia com dados referenciais e fotos de preparos, arreios, vestu?io, etc. para que o trabalho no seu resultado final apresentasse absoluta autenticidade.
Estivemos nas Est?cias Nazareth e Santo ?gelo e foi escolhido a dedo um boi que apresentava a marca "3" bem definida. Seu couro, depois de curtido, foi usado como suporte da referida obra.
Em agosto de 1991 comecei os primeiros estudos. Depois de muito desenhar, surgiu a composi?o que mais me agradou.
Na base do ret?gulo formado pelo quadro, pintei a figura de ?gelo Martins Bastos, pois ele representava o "tronco". A palavra "tronco" me trouxe a id?a da "?vore geneal?ica" e decidi criar uma alegoria no 2? plano para represent?la.
?VORE GENEAL?ICA: Partindo do tronco em forma ascendente, no galho correspondente ao Dr. Luiz, aparecem quatro "rebentos" simbolizando os filhos: Paulo, Jorge, Cristina e Cabeto. No prolongamento do galho, Luiz Ant?io, e ?segir, nova brota?o, Maria Eduarda, Francisco e Cl?dio, que embora g?eos n? s? id?ticos, os brotos nascem juntos mas n? s? iguais. ?seguir vem a figura de Luiz Neto.
A alegoria representando a ?vore, liga todos ao tronco como um longo cord? umbilical transmitindo o alimento vital, o grande segredo da fam?ia Bastos - a uni?.
FIGURAS: Na composi?o das figuras, tomei por base ?gelo, que por ser falescido aparece parado. Os demais, em movimento, onde o Dr. Luiz desloca-se para o lado direito, seguido por Luiz Ant?io e este por Luiz Neto. O intuito foi fazer com que a composi?o fosse din?ica, transmitisse uma impress? de movimento do conjunto, de rota?o permanente no sentido anti-hor?io.
TRI?GULOS: O tri?gulo representa uma forma perfeita tanto na matem?ica como na religi? e na filosofia (exemplo, a trilogia Jesus, Maria, Jos?. Se observarmos as cabe?s dos tratados, poderemos constatar que elas tornam-se v?tices de tri?gulos (Luiz Ant?io x Luiz Neto x Dr. Luiz) - (Dr. Luiz x Luiz Ant?io x ?gelo). Isso tornou a composi?o mais harm?ica e equilibrada.
O tom amarelo usado (nas suas variantes), foi disposto de forma que, estando presente na badana, camisa e chap? de ?gelo, passa para a pelagem da ?ua e a bombacha do Dr. Luiz. Da? subindo pela bota, xerg? e chap? de Luiz Neto e descendo at?a camisa de Luiz Ant?io. Isso faz com que seja criada uma "amarra?o" entre os retratados, refor?ndo subjetivamente a id?a de uni? feita pela ?vore.
N? sei quanto tempo foi gasto na fase de estudos e desenhos, mas no in?io da pintura em 14 de fevereiro de 1992 at?a sua conclus? transcorreram 70 dias de trabalho.

O resultado final me deixou muito satisfeito e espero que o mesmo aconte? com as partes interessadas.
Berega
Porto Alegre, maio de 1992."
Acervo: Luiz Ant?io Martins Bastos, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Fl?io Bastos Tellechea e La Invernada Hornero - 1989
T?ulo: Fl?io Bastos Tellechea montando La Invernada Hornero.
C?igo: CRI042
Dimens?s:
100cm x 80cm (sem moldura) - 116cm x 96cm (com moldura)
Ano:
1989 (janeiro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
Fl?io Bastos Tellechea ? retratado em uma imagem maior usando chap? e len? na por?o superior do quadro e em outro momento, na por?o mais central e inferior, montando o cavalo La Invernada Hornero.
La Invernada Hornero, cavalo crioulo de pelagem tordilho vinagre e nascido em 08/11/1971, ?retratado com 17 anos.
Berega levou 3 dias para preparar o projeto e desenho e mais 12 dias de trabalho na pintura, sendo o mesmo entregue em 31 de janeiro de 1989.
Uma reprodu?o em tamanho natural do quadro encontra-se na "Casa Branca" do Parque Assis Brasil de Esteio, RS, e pertence ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Acervo: -.

 

cabe? de cavalo crioulo pelagem oveira
T?ulo: .
C?igo: CRI043
Dimens?s: -
Ano:
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
cabe? de cavalo crioulo oveiro. trocaremos a imagem assim que for poss?el.
Acervo:
Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Poema de Estanislao del Campo - Fausto -  ilustrado por dois ga?hos do s? XIX com cavalos crioulos  - 1990
T?ulo: .
C?igo: CRI044
Dimens?s:
72cm x 52cm (sem moldura) - 90cm x 70cm (com moldura).
Ano:
1990 (abril)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro.
Observa?es / Texto:
trabalho ilustrando uma obra de FAUSTO do poeta argentino Estanislao del Campo. A cena mostra no primeiro plano dois cavalos crioulos, um colorado e outro oveiro rosado. No fundo dois ga?hos do fim do s?ulo XIX representando os personagens Pollo e Laguna da obra FAUSTO. No canto oporto, superior esquerdo, os seguintes versos:

"Se ape?el Pollo y se pegaron
Tal abrazo con Laguna,
Que sus dos almas en una
Acaso se misturaron,
Quando se desenredaron<

Despu? de haver lagrimiao,
El overito rosao
Una oreja se roscaba,
Visto que la refregaba
En la clin del colorao.

Ansi ? el mundo, amigaso
Nada dura, Don Laguna,
Hoy nos rie la fortuna,
Ma?na nos d?un guascaso
".

Trabalho realizado em tempo total de 12 dias, sendo 2 de projeto e desenho e 10 de pintura (in?io em 09/04/1990 e t?mino em 23/04/1990). Berega assina no canto inferior direito com o ano.

Encomenda / Acervo:
Jorge Falc? Machado, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Retrato de Neizinho Faria Corr? com cavalo crioulo
T?ulo: .
C?igo: CRI045
Dimens?s: -
Ano:
1985
T?nica:
tinta sint?ica sobre suporte de couro
Observa?es / Texto:
retrato de Nei Faria Corr? com cavalo crioulo. No canto superior direito a marca NF e Berega assina no canto inferior esquerdo com o ano.
Acervo:
fam?ia de Nei Faria Corr?, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Tordilho e Gateado - 1987

T?ulo: Tordilho e Gateado
C?igo: CRI046
Dimens?s:
~40cm x 40cm (com moldura)
Ano:
1987
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro.
Observa?es / Texto:
Este trabalho foi feito para ilustrar a capa do livro "Dicion?io Ga?ho do Cavalo" de Edilberto Teixeira em 1987 e posteriormente consignado ?Galeria Graffiti de Uruguaiana, vendido em maio de 1989.
Esta imagem ser?subsitu?a por uma de melhor qualidade assim que for poss?el.
Acervo:
Luiz Ant?io Martins Bastos, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

cabanheiro com garanh? crioulo mais cachorro e palanque - 1992

T?ulo: .
C?igo: CRI047
Dimens?s:
34cm x 23,5cm (sem moldura) - 46,5cm x 36,5cm (com moldura)
Ano:
1992 (agosto)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro.
Observa?es / Texto:
foto em preto e branco do quadro que ?colorido. O quadro mostra cena de cabanheiro segurando o "padrillo" crioulo gateado malacara, cal?do das quatro patas. ?esquerda est?um cachorro preto e ao fundo um palanque. Este quadro ficou em esposi?o no estande da Ipiranga durante a Expointer de 1992 e posteriormente foi enviado para a Galeria Espa? de Arte de Passo Fundo (31/10/1992) onde foi vendido. Oquadro levou dois dias para ser feito. Berega assina no centro-esquerdo inferior do quadro com o ano "92".
Acervo:
-

 

cabe? de ?ua madrinha - 1992

T?ulo: .
C?igo: CRI048
Dimens?s:
27cm x 26cm (sem moldura) - 40cm x 39cm (com moldura).
Ano:
1992 (agosto)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro.
Observa?es / Texto:
  foto em preto e branco do quadro que ?colorido. Cabe? de ?ua crioula "madrinha", com cincerro, na pelagem alaz?malacara. Este quadro ficou em esposi?o no estande da Ipiranga durante a Expointer de 1992 e posteriormente foi enviado para a Galeria Espa? de Arte de Passo Fundo (31/10/1992) onde foi vendido. O quadro levou dois dias para ser feito. Berega assina no canto inferior esquerdo do quadro com o ano "92".
Acervo:
-

 

cabe? de cavalo crioulo - 1992

T?ulo: Cabe? de Cavalo Croulo.
C?igo: CRI049
Dimens?s:
67cm x 55cm (sem moldura) - 82,5cm x 71cm (com moldura).
Ano:
1992 (outubro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro.
Observa?es / Texto:
foto em preto e branco do quadro que ?colorido. Cabe? de cavalo crioulo gateado ruivo, focinho branco, com bu?l, cabresto e topete. Este trabalho levou 6 dias para ser feito, entre 07 e 13 de outubro de 1992. Berega assina no canto inferior direito com o ano "92".
Encomenda / Acervo:
Dorivaldo Driemeyer, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabe? de cavalo crioulo tostado - 1992

T?ulo: Cabe? de Cavalo Crioulo
C?igo: CRI050
Dimens?s:
68cm x 57cm (sem moldura) - 84cm x 73cm (com moldura).
Ano:
1992 (novembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro.
Observa?es / Texto:
foto em preto e branco do quadro que ?colorido. Cabe? de cavalo crioulo tostado, frente aberta usando cabe?da e r?eas. Pintado para Leil? da Galeria Graffiti de Uruguaiana e vendido em dezembro de 1992.
Acervo:
-

 

cabe? de cavalo crioulo

T?ulo: .
C?igo: CRI051
Dimens?s: -
Ano:
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
Esta imagem ser?subsitu?a por uma de melhor qualidade assim que for poss?el..
Acervo:
-

 

cavalo criulo ITAI TUPAMBAE - 1993

T?ulo: Ita?Tupamba?
C?igo: CRI052
Dimens?s:
45cm x 38cm (sdem moldura).
Ano:
1993 (setembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato do cavalo crioulo Ita? Tupamba??galope realizando prova de baliza e montado por Wilson Charlart de Souza, conjunto que ganhou o primeiro Freio de Ouro, prova de fun?o da ra? crioula. Este trabalho foi realizado em 2 dias e foi finalizado em 25 de setembro de 1993. A obra comp? a capa do livro "O Cavalo Crioulo", de Dirceu Pons (presente neste site na se?o Ilustra?o de Livros), onde Berega tamb? realizou outras ilustra?es em nankin internamente. Berega assina no canto inferior direito do quadro com o ano "93".
Encomenda / Acervo: Dirceu Pons, RS, Brasil.

 

?ua crioula BONITA - 1982

T?ulo: Bonita
C?igo: CRI053
Dimens?s:
87cm x 66cm (sem moldura) - 103cm x 82,5cm (com moldura / frizo dourado)
Ano:
1982 (setembro)
T?nica:
tinta sint?ica sobre couro
Observa?es / Texto:
retrato da ?ua crioula Bonita, de pelagem gateada ruiva, em duas imagens: cabe? em detalhe no lado esquerdo do quadro usando brid? e corpo inteiro (centro/lado direito do quadro) em perfil virado ? esquerda. No canto inferior esquerdo consta o nome da ?ua e no canto inferior direito Berega assina no formato antigo com o ano "82". Trabalho realizado entre 12 e 20 de setembro de 1982. Foi feita tamb? uma placa gravada e aplicada na moldura com os dizeres: "Grande Campe?Esteio 1977".
Acervo / Encomenda: Maria Laura Vianna, Pelotasa, RS, Brasil.

 

[em cadastramento]

Título: .
Código: CRI054
Dimensões: -
Ano:
Técnica:
tinta sintética sobre couro
Observações / Texto:
.
Acervo:
-

 

Retorna In?io Website
Berega© 2008-2014. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução parcial ou total por quaisquer meios sem a autorização.
Início | Dados do Artista | Catálogo de Obras | Blog | Contato