Quadros

Cavalos Árabes

garanhão árabe HA´ PENNY DANZIG - 1980
Título: HA´ Penny Danzig
Código: ARA001
Dimensões:
75cm x 55cm (sem moldura) - 86cm x 66cm (com moldura - especial em mogno)
Ano:
1980 (outubro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
Garanhão da raça árabe importado dos Estados Unidos de pelagem tordilha em perfil à direita. A assinatura de Berega é ainda a antiga e está situada na margem inferior à direita com o ano. Contém  na margem inferior esquerda o nome do cavalo "HA´ PENNY DANZIG" e a data de seu nascimento "18-03-72"
Acervo/Encomenda: Tereza (Záza) Pacheco Prates, Barra do Ribeiro, RS, Brasil.

 

potro árabe - 1981
Título: cabeça de potro árabe
Código:: ARA002
Dimensões:
50cm x 40cm (sem moldura) - 64,8cm x 54,5cm mais friso banco (com moldura)
Ano:
1981 (outubro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
pintura de uma cabeça de um potro da raça árabe com 6 meses de idade, pelagem alazão ruano malacara virado em perfil à direita. A assinatura de Berega ainda é a antiga e está situada no canto inferior direito com o ano. Berega registra que este trabalho é o primeiro de uma série de três (tríptico). Trabalho entregue em dezembro de 1981.
Acervo/Encomenda: Carlos Roberto Heredia Antunes, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

AMIR HASSAN e MONERA - 1981
Título: Amir Hassan - Monera
Código: ARA003
Dimensões:
80cm x 60cm (sem moldura) - 95cm x 75cm (com moldura)
Ano:
1981 (julho)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro e tinta acrílica sobre Amycron em alguns detalhes.
Observações / Texto:
Garanhão e égua puro sangue árabe na pelagem zaina. Garanhão Amir Hassan pintado em perfil (cabeça virada para espectador) do lado esquerdo virado para direita e égua Monera do lado direito em perfil virado à esquerda. Ao fundo se vê a entrada de um castelo de pedra, construção pertencente ao Haras El Aduar. Berega assina no formato antigo no canto superior direito com o ano. Neste foi que Berega usou pela primeira vez tinta acrílica sobre Amycron em alguns detalhes do quadro como o brilho da pelagem e do pasto. O tempo total gasto neste quadro foi de 8 dias de trabalho.
Acervo/Encomenda: Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Passinhos, Osório, RS, Brasil.

 

MARONIHUE-GAUCHO - 1980
Título: Maronihue-Gaucho
Código: ARA004
Dimensões:
75cm x 60cm (sem moldura) - 89cm x 74cm (com moldura)
Ano:
1980 (setembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
quadro retratando o garanhão puro sangue árabe Maronihue-Gaucho, de pelagem alazão ruano, em perfil à direita de corpo inteiro. Imagem parcial à esquerda ao fundo de um castelo de pedra pertencente ao Haras proprietário. Na margem inferior esquerda as inscrições com o nome do cavalo e a abreviatura "E.E.U.U." de Estados Unidos da América, origem do cavalo, e seu ano de nascimento "1973". Berega assina da forma antiga o quadro na margem inferior direita com o ano.
Acervo / Encomenda: Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Passinhos, Osório, RS, Brasil.

 

Cavalo Árabe SX CONQUISTADOR - 1976
Título: SX Conquistador
Código: ARA005
Dimensões:
93cm x 73cm (com moldura) - 82cm x 62cm (sem moldura)
Ano:
1976 (agosto)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cavalo árabe pintado de corpo inteiro em perfil virado à direita. Ao fundo compõe uma cerca de madeira pintada de branca. Este foi o terceiro quadro que Berega pintou com motivo único o cavalo.
Encomenda: Berega, Régis Silva, Carlos Heredia Antunes, Paulo Pacheco Prates, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (1976):
Ernesto Marques Silveira Neto, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (atual):
Rodrigo Beheregaray, Porto Alegre, RS, Brasil.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Egua Arabe Tordilha -1982
Título: --
Código: ARA006
Dimensões:
76cm x 66cm (com moldura) - 60cm x 50cm (sem moldura / com frizo branco).
Ano:
1982 (outubro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de tordilho negro em perfil virada à esquerda com buçal de couro (cabeçada vermelha). Berega neste quadro utiliza a textura e tons do couro do buçal deixando aflorar a superfície do suporte que é de couro, trabalhando os tons apenas para dar volume e forma no objeto. Assim obtém cores verdadeiras e dá mais autenticidade ao seu trabalho. Trabalho realizado entre 11 e 17 de outubro de 1982, sendo a pintura apenas entre 14 e 17 de outubro. Este quadro fez parte das imagens que compõe o álbum Nº4, neste site com o código ALB4007.
Acervo:
Rodrigo Beheregaray, Porto Alegre, RS, Brasil.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

HAMSES FAYEK - 1978
Título: Hamses Fayek
Código: ARA007
Dimensões: -
Ano:
1978
Técnica:
tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto:
foto preto e branco (Correio do Povo, 1980) do trabalho que é colorido. Pintura do famoso cavalo árabe tordilho Hamses Fayek em 3/4 virado à direita usando buçal. Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano e a sigla "PA.", da cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil). Encomenda de Paulo Pacheco Prates Filho, do Haras Verona, Rio Pardo, RS, Brasil, para ser presenteado ao Vice-Presidente da Repúlica do Brasil em exercício na época, Aureliano Chaves. Obra presenteada em 13 de junho de 1980 (Veja reportagem neste website pelo Jornal Correio do Povo).
Acervo:
Ex-Vice-Presidente do Brasil Aureliano Chaves, Brasil.

 

Garanhão Árabe GAILAN (1893) - 1986
Título: Gailan - 1893
Código: ARA008
Dimensões: -
Ano:
1986
Técnica:
tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto:
quadro do primeiro garanhão árabe na América importado por Hernán Ayerza, Haras El Aduar, Argentina, em 1893 de nome Gailan. Pintura feita à partir de fotografia feita por Ayerza na época e descrição textual de suas características de pelagem, um alazão ruano e cabeça pequena e muito triangular, típica da linhagem egípcia. Berega coloca na margem esquerda a marca usada por Dom Hernán Ayerza do Haras El Aduar, no canto superior direito o nome do cavalo e a data de sua importação, e no canto inferior direito a assinatura com o ano "86". À partir desta época, aproximadamente, Berega deixa de reproduzir o solo e pasto em alguns quadros e utiliza o artifício de solo apenas a sombra do cavalo, como nesta imagem. Sem as dimensões corretas por hora, mas o quadro é de pequeno tamanho, cerca de 30 x 15cm.
Encomenda/Acervo:
Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Passinhos/Osório, RS, Brasil.

 

Reprodutores árabes do Haras Alpes Verdes - 1991
Título: Al-Karash - El Alamein - Al Grafa - Al Ghazir - Al Trypa
Código: ARA009
Dimensões:
80cm x 53,3cm (sem moldura).
Ano:
1991 (julho)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
Quadro com a reprodução de quatro principais reprodutores do Haras Alpes Verdes constando de duas éguas e um potrilho na parte superior (Al Grafa, Al Ghazir e Al Trypa) aparecendo pinheiro ao fundo e parte de uma cerca, e em primeiro plano e na parte central e inferior os reprodutores Al Karash e El Alamein com seus devidos nomes. Este trabalho foi feito entre 24 e 30 de julho de 1991, portanto 6 dias ao total. Berega assina no canto inferior direito com o ano "91".
Acervo:
Luiz Alberto Fagundes, Haras Alpes Verdes, Canela, RS, Brasil.

 

Garanhão Árabe - 1977
Título: Garanhão Árabe
Código: ARA010
Dimensões:
100cm x 75cm (sem moldura).
Ano:
1977 (dezembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cavalo árabe tordilho em perfil virado à esquerda. Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano. Na base da imagem escreveu "Garanhão  Árabe". Moldura escura com filete branco. Pintura baseada no famoso garanhão árabe "Bask".
Encomenda / Acervo:
Mauri Fonseca, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

Cavalo Árabe Tordilho ao trote em perfil - 1978
Título: cavalo árabe
Código: ARA011
Dimensões:
110cm x 85cm.
Ano:
1978 (setembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cavalo árabe tordilho em perfil virado à direita. Pintura baseada em famoso reprodutor árabe "SAKR" (Morafic). Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano e o local "P. Alegre" (Porto Alegre, RS, Brasil).
Encomenda / Acervo:
Federeação da Agricultura do Rio Grande do Norte (FAERN), RN, Brasil.

 

Cavalo árabe no Bebedouro - 1980
Título: cavalo árabe no bebedouro
Código: ARA012
Dimensões:
80cm x 60cm (sem moldura) - 90cm x 70cm (com moldura).
Ano:
1980 (dezembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cavalo árabe tostado/zaino frente aberta calçado na mão direita e pata esquerda em perfil virado à direita com fonte de azulejos azuis. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo com o ano.
Junto com o quadro foi feito um texto por Berega à pedido do Dino Busato (Construtora Busato) explicando sobre o tipo de cavalo pintado, no caso um cavalo árabe da linhagem Saglawi, transcrito à seguir:

"O cavalo retratado é um puro sangue árabe da linhagem Saglawi el Gedran (Saglawi el guedran), na pelagem zaina negra.
Todos os cavalos árabes do mundo, descendem segundo a lenda de 5 éguas sagradas, que foram as que obedeceram ao chamado de Maomé durante a conquista de Meca.
Eram elas:
Saglawi el Gedran
Koheilan Adjuz
Hamdam el Semri
Maanaghi
Dahman Shawan
O Saglawi, de todas as linhagens, é o mais belo. Costuma ser de pequena estatuta, cabeça belísima, olhos enormes e expressivos, apresenta uma resistêcia superior às outras linhagens embora sua velocidade seja menor.
Na linhagem Saglawi, a pelagem predominante é a tordilha, embora haja belíssimos exemplares zainos e alazãos.
Os príncipes sempre presentearam aos seus grandes amigos com um garanhão Saglawi Zaino, calçado "do pé do estrivo e a mão da lança".
Diz a tradição beduína, que enquanto um guerreiro montar num Saglawi el Gedran assim caracterizado, nunca morrerá em batalha.
Mesclando a história beduína à gaúcha, Bento Gonçalves, nosso grande guerreiro, não só tinha preferência pela dita pelagem como seu cavalo de montaria (principalmente em combate), era um zaino calçado do pé do estrivo e da mão da lança.
Berega
Porto Alegre, 22 de dezembro de 1980."


Encomenda:
Construtora Busato, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo:
Jorge (Pepito) Figueras (Construtora Figueras S.A.), Porto Alegre, RS, Brasil.

 

Quadro Cavalo Árabe Tordilho com Beduíno - 1991
Título: --
Código: ARA013
Dimensões: -
Ano:
1991 (? - a conferir)
Técnica:
tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto:
cavalo árabe tordilho com beduíno. Moldura antiga em madeira trabalhada folheada a ouro.
Acervo:
autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Égua e Potro árabes em Bico de Pena - 1996
Título: --
Código: ARA014
Dimensões: -
Ano:
1996
Técnica:
nankin em bico de pena sobre papel Schoeler Hammer.
Observações / Texto:
égua árabe com potro em perfil virados à esquerda. No topo do quadro o desenho de um fiador árabe (adorno de montaria), simbolizando a lua crescente, com pingente vermelho. Na parte de baixo duas figuras árabes à cavalo em silhueta em perfil virados à direita. Trabalho de grande dimensão e rico em traços cruzados (hachuras) que vão compondo sombras e texturas.
Acervo:
Regina Núria H. C. Beheregaray, Porto Alegre, RS, Brasil.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Cabeça de Árabe Tordilho em Perfil - 1995
Título: --
Código: ARA015
Dimensões: -
Ano:
1995
Técnica:
tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto:
cabeça de cavalo árabe tordilho em perfil virado à esquerda. Quadro de dimensão pequena.
Acervo:
.

 

TUHOTMOS - 1977
Título: Tuhotmos
Código: ARA016
Dimensões:
Ano:
1977
Técnica:
grafite sobre papel
Observações / Texto:
perfil de cabeça de garanhão árabe virado à esquerda. Trabalho original utilizado posteriormente para compor o álbum No 1 "Garanhões Árabes - Estudos de Cabeças", também do mesmo ano. Tuhotmos foi um garanhão áraabe famoso mundialmente por prêmios adquiridos em morfologia e como excelente reprodutor.
Acervo:
autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Cavalos Árabes - tordilho em 3/4 gouache - 1977
Título: --
Código: ARA017
Dimensões:
Ano:
1977 (maio)
Técnica:
guache e grafite sobre papel.
Observações / Texto:
cavalo árabe tordilho em 3/4 virado à esquerda com fundo preto. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo.
Acervo:
autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Cavalos árabes - grafite sobre papel - 1977
Título: --
Código: ARA018
Dimensões:
Ano:
1977
Técnica:
grafite sobre papel
Observações / Texto:
Garanhão árabe em 3/4 virado à esquerda. Esta imagem é a mesma que compõe o álbum número 1 (código ALB1002), no entanto trata-se do desenho original. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo.
Acervo:
autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Cavalos árabes - grafite sobre papel - 1977
Título: --
Código: ARA019
Dimensões:
Ano:
1977
Técnica:
grafite sobre papel
Observações / Texto:
Garanhão árabe de frente virado à direita com cerca. Esta imagem é a mesma que compõe o álbum número 1 (código ALB1003), no entanto trata-se do desenho original. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo.
Acervo:
autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo Beheregaray.

 

Retrato do cavalo árabe "DASTUR" - 1980
Título: Dastur
Código: ARA020
Dimensões:
90cm x 70cm (sem moldura) - 102cm x 83cm (com moldura).
Ano:
1980 (abril)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
Retrato do cavalo árabe tordilho Dastur, em perfil à direita, com castelo de granito ao fundo que é símbolo e pertence ao Haras El Aduar. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo e no canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo "DASTUR" com as inscrições de suas datas de nascimento e morte e os respectivos locais (haras e país): "*20-12-68 (El Eucalipto - ROU) +16-02-77 (El Aduar - BR)".
Acervo:
Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Passinhos / Osório, RS, Brasil.

 

Cavalo árabe tordilho - 1977
Título: --
Código: ARA021
Dimensões:
65cm x 55cm (sem moldura).
Ano:
1977 (junho)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cavalo árabe tordilho em marcha em perfil virado à direita. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo com o ano.
Segundo relato recente da proprietária, este quadro foi danificado acidentalmente de forma irreparável alguns anos atrás e não existe mais.
Encomenda / Acervo:
Simone Campos Miller, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

Cavalo árabe BANDOUK - 1983
Título: Bandouk
Código: ARA022
Dimensões:
65cm x 55cm (sem moldura).
Ano:
1983 (agosto)
Técnica:
tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto:
cabeça do puro sangue árabe "Bandouk", de pelagem tordilho negro, virado para o lado esquerdo. No canto inferior esquerdo encontra-se o nome do cavalo e no canto inferior direito, enclinado, Berega assina com o ano "83". Este trabalho foi realizado entre 10 e 15 de agosto de 1983.
Encomenda / Acervo:
Flávio Ventura, Hotel Vila Inglesa, Campos do Jordão, SP, Brasil.

 

NEJNIE - 1986
Título: Nejnie
Código: ARA023
Dimensões:
95cm 75cm (com moldura)
Ano:
1986 (dezembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato do garanhão tordilho árabe Nejnie em 3/4 virado à esquerda. Inclui um arco negro simulando uma janela e o nome do cavalo em dourado no canto inferior esquerdo. Berega assina no canto inferior direito.
Acervo:
Romildo Carvalho da Silva, São Paulo, Brasil.

 

ANSATA IBN HALIMA - 1983
Título: Ansata Ibn Halima
Código: ARA024
Dimensões:
65cm x 55cm (sem moldura)
Ano:
1983 (dezembro)
Técnica:
tinta sintéica  e pó de ouro sobre couro
Observações / Texto:
retrato de um dos cavalos mais importantes da história do criatório árabe dos Estados Unidos e de uma das criadoras mais expressivas mundiais, Judith Forbis. Berega teve este quadro por encomenda de Federico Zichy-Thyssen, proprietário de importante haras no Paraguay, que presenteou pessoalmente a Judith Forbis. No canto superior esquerdo Berega reproduziu a cruz egípcia de Ansata em pó de ouro. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo "Ansata Ibn Halima" e no canto inferior direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado entre 19 e 21 de dezembro de 1983.
Encomenda:
Conde Federico A. Zichy-Thyssen, Asunción, Paraguay.
Acervo:
Judith Forbis, USA.

 

ANSATA IBN HALIMA - 1984
Título: Ansata Ibn Halima
Código: ARA025
Dimensões:
79cm x 59,5cm (sem moldura) - 96,5cm x 77cm (com moldura).
Ano:
1984 (janeiro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato de corpo inteiro do garanhão árabe tordilho Ansata Ibn Halima (de propriedade de Judith Forbis, Estados Unidos) usando cabeçada egípcia. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado entre 16 e 19 de janeiro de 1984.
Encomenda / Acervo:
Conde Federico Zichy-Thyssen, Asunción, Paraguay.

 

HOSSNY - 1984
Título: Hossny
Código: ARA026
Dimensões:
80cm x 60cm (sem moldura).
Ano:
1984 (fevereiro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato de corpo inteiro do garanhão árabe Hossny, de pelagem tordilha, em perfil virado à direita. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado entre 9 e 13 de fevereiro de 1984.
Encomenda / Acervo:
Conde Federico Zichy-Thyssen, Asunción, Paraguay.

 

cabeça garanhão árabe negro - 1983
Título: --
Código: ARA027
Dimensões:
60cm x 50cm (sem moldura)
Ano:
1983 (março)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de garanhão árabe negro usando cabeçada com bridão. Trabalho realizado entre 28 de fevereiro e 04 de abril de 1983.
Encomenda / Acervo (1983):
Cid Guardia, São Paulo, SP, Brasil.
Acervo (atual):
Claryssa Beheregaray Medeiros, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

LYPHARD - 1984
Título: Lyphard
Código: ARA028
Dimensões:
89,5cm x 67cm (sem moldura) - 106,5cm x 81,5cm (com moldura; friso dourado).
Ano:
1984 (setembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
garanhão alazão ruano árabe, retrato de Lyphard, que foi um dos cavalos mais importantes na criação nacional brasileira em seu tempo (importado dos EUA por Paulo Roberto Ferreira Levy - Polé) e o garanhão-chefe do haras Capim Fino arrebatando importantes prêmios e gerando uma progênie expressiva. Berega reproduz o logo do haras no canto superior esquerdo em pó de ouro e assina no canto inferior esquerdo com o ano. Trabalho realizado entre 20 e 26 de setembro de 1984. Foi colocado na moldura uma placa dourada com os dizeres "Lyphard / 08-07-80 / Padron x SH La Quinta".
Encomenda:
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo:
Paulo Roberto Ferreira Levy, Haras Capim Fino, São Paulo, Brasil.

 

ANSATA SHAH ZAMAN - 1984
Título: Ansata Shah Zaman
Código: ARA029
Dimensões:
85cm x 65cm (sem moldura) - 101,5cm x 81,5cm (com moldura; friso branco).
Ano:
1984 (janeiro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato de corpo inteiro do garanhão árabe "Ansata Shah Zaman", de pelagem tordilha, virado quase em perfil para o lado direito. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado entre 27 e 31 de janeiro de 1984.
Encomenda / Acervo:
Conde Federico Zichy-Thyssen, Asunción, Paraguay.

 

HOSSNY - 1983
Título: Hossny
Código: ARA030
Dimensões:
65cm x 55cm (sem moldura) - 82cm x 72cm (com moldura / com frizo dourado).
Ano:
1983 (novembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato da cabela do cavalo árabe "Hossny", de pelagem tordilha, usando buçal com frizo vermelho e corrente. Trabalho realizado entre 6 e 9 de novembro de 1983. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior direito Berega assina com o ano "83".
Encomenda:
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo:
Conde Federico A. Zichy-Thyssen, Asunción, Paraguay.

 

SILVER PASHA da MV - 1983
Título: Silver Pasha da M. V.
Código: ARA031
Dimensões:
75cm x 61cm (sem moldura) - 93cm x 79cm (com moldura).
Ano:
1983 (setembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato do garanhão puro sangue árabe "Silver Pasha da MV" (MV = Haras Morro Vermelho), de pelagem tordilha rodado, Grande Campeão em Expointer em 1983. Cabeça em perfil virado à esquerda. Berega colocou o nome do cavalo no canto inferior esquerdo e assina no canto inferior direito com o ano "83".  Trabalho realizado entre 12 e 14 de setembro de 1983.
Encomenda / Acervo:
Carlos Heredia Antunes, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

garanhão árabe tordilho em 3/4 frente - 1984
Título: garanhão árabe
Código: ARA032
Dimensões:
65cm x 55cm (sem moldura) - 82cm x 72cm + friso branco (com moldura).
Ano:
1984 (abril)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
puro sangue árabe tordilho sendo cabeça, pescoço e meio corpo com cabeçada americana e corrente. Trabalho realizado entre 13 e 17 de abril de 1984.
Encomenda / Acervo:
Maria Luiza Marchesi, São Paulo, Brasil.

 

garanhão árabe zaino colorado com cerca verde - 1983
Título: --
Código: ARA033
Dimensões:
60cm x 50cm (sem moldura) - (moldura com frizo verde).
Ano:
1983 (janeiro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de puro sangue árabe com tábuas de cocheira. Este trabalho foi realizado em janeiro de 1983 e levou 3 dias para ser pintado. Em torno do mês de abril do mesmo ano foi retocado alguns detalhes dos olhos. A presente imagem é anterior à este retoque. Trocaremos a fotografia tão logo seja possível por uma atual e de melhor qualidade.
Encomenda / Acervo:
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

EL HILAL - 1984
Título: El Hilal
Código: ARA034
Dimensões:
65cm x 55cm (sem moldura) - 82cm x 72cm (com moldura; friso dourado).
Ano:
1984 (março)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de cavalo árabe preto usando fiador e amuleto. No canto superior esquerdo está escrito "El Hilal", que significa "O Crescente Fértil", e Berega assina no canto inferior direito com o ano "84". O trabalho foi realizado entre 9 e 12 de março de 1984.
Encomenda / Acervo:
Maria Luiza Marchesi, São Paulo, SP, Brasil.

 

MUFTI II - 1984
Título: Mufti II
Código: ARA035
Dimensões:
66cm x 55cm (sem moldura) - 83cm x 72cm (com moldura).
Ano:
1984 (novembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato da cabeça em porta de cocheira do garanhão árabe importado do Uruguai (origem Haras Oasis de Federico Garcia Brum) em 1976 por Carlos Heredia Antunes. O nome do cavalo encotnra-se no canto superior esquerdo e Berega assina no canto inferior direito. Esta foto apresenta sombras oblíquas (canto superior esquerdo e inferior direito) que foram provocadas pelo sol na hora da fotografia e não são condizentes com a pintura. Trocaremos por uma de melhor qualidade assim que for possível. Trabalho realizado entre 1 e 4 de novembro de 1984.
Ecomenda/ Acervo (1984-2013): Tânia Médici, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Acervo (2013- ):
Rodrigo Beheregaray, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

AL NISHAN - 1983
Título: Al Nishan
Código: ARA036
Dimensões:
70cm x 50cm (sem moldura)
Ano:
1983 (fevereiro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato do puro sangue árabe tordilho Al Nishan. Cabeça em 3/4 virado à direita. Este trabalho foi realizado entre 16 e 24 de fevereiro de 1983.
Acervo (01/08/1983):
MPM Propaganda, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (30/08/1983):
Fertisul / Ipiranga S.A., Porto Alegre, RS, Brasil.

 

Cavalo árabe tordilho - 1986
Título: --
Código: ARA037
Dimensões:
Ano:
1986 (abril)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
.
Acervo:
M. H. B. Azevedo Claus, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

HA´ PENNY DANZIG
Título: Ha´ Penny Danzig
Código: ARA038
Dimensões:
Ano:
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
Retrato do garanhão árabe tordilho Ha´ Penny Danzig. No canto superior direito em dourado figura o nome do cavalo. Berega assina no canto inferior direito com o ano.
Encomenda / Acervo:
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabeça de árabe tordilho com buçal - 1982
Título: --
Código: ARA039
Dimensões:
60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura madeira escura com frizo branco).
Ano:
1982 (setembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de cavalo árabe tordilho com buçal onde os tons de couro são simplesmente deixados aflorar o fundo da cor natural do suporte, que é couro. A foto foi tirada exatamente quando do término da pintura e é anterior a assinatura, mas Berega assinou no canto inferior direito com o ano. Este quadro foi feito originariamente para compor o álbum No. 4 de produção e iniciativa de Berega, e está neste site com o código ALB4005. O quadro foi realizado entre 24 e 29 de setembro de 1982.
Acervo (1982):
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (atual):
Paulo Pacheco Prates Neto, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

IBN MORAFIC - 1980
Título: Ibn Morafic
Código: ARA040
Dimensões:
45cm x 20cm (sem moldura) - 64cm x 52cm (com moldura).
Ano:
1980 (abril/maio)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
retrato do garanhão árabe IBN MORAFIC, apenas da cabeça, usando do recurso de imagem ovalar em couro. Foi feito uma moldura em cerejeira para este quadro. Através da H. Decorações, na pessoa de Heloísa Lima, foi vendido o quadro ao Sr. Breno Azevedo. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo sem o ano.
Acervo:
Breno Azevedo, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabeça de árabe tordilho em 3/4 frente - 1982
Título: --
Código: ARA041
Dimensões:
60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura com frizo branco).
Ano:
1982 (novembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de puro sangue árabe tordilho em 3/4 virado à esquerda. Trabalho realizado entre 01 à 11 de novembro de 1982. Este quadro foi idealizado originariamente para fezer parte das imagens que compõe o álbum No. 4, neste site com o código ALB4003. trocaremos a imagem por uma melhor assim que for possível
Acervo:
Naide Ribas, Uruguaiana, RS, Brasil.

 

Cavalo árabe "VARAZDAC"

Título: Varazdac
Código: ARA042
Dimensões:
Ano:
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
trocaremos a imagem por uma melhor assim que for poss?el. Retrato do garanhão árabe tordilho Varazdac do Haras Verona de corpo inteiro, visto de frente.
Acervo:
Tereza (Záza) Pacheco Prates, Barra do Ribeiro, RS, Brasil

 

cabeça de garanhão árabe zaino - 1982

Título: --
Código: ARA043
Dimensões:
60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura com frizo dourado)
Ano:
1982 (novembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de garanhão árabe de pelagem zaina, com estrela na testa. Este quadro fez parte das imagens que compõe o álbum No. 4, neste site com o código ALB4004. Trabalho realizado entre 31 de outubro e 4 de novembro de 1982. Substituiremos pela imagem original do quadro, em cor, assim q for possível.
Acervo (1984):
Ricardo Ferraz Marcondes de Souza, São Paulo, SP, Brasil.

 

cabeça garanhão árabe com buçal egípcio - 1982
cabeça garanhão árabe com buçal egípcio - 1982 - foto pq do quadro original

Título: --
Código: ARA044
Dimensões:
60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura com frizo dourado).
Ano:
1982 (outubro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de puro sangue árabe na pelagem alazão ruano usando buçal egípcio. Trabalho idealizado por Berega, não se tratando de um retrato. Este quadro fez parte das imagens que compõe o ábum No. 4, neste site com o código ALB4002. Substituiremos pela imagem original do quadro, em cor, assim q for possível.
Acervo:
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabeça cavalo árabe tostado ruano - 1982
cabeça cavalo árabe tostado ruano - 1982 - foto do quadro original

Título: --
Código: ARA045
Dimensões:
60cm x 50,5cm (sem moldura)
Ano:
1982 (novembro)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
cabeça de cavalo árabe na pelagem tostada ruano com buçal em perfil virado à direita. . Este quadro fez parte das imagens que compõe o álbum No. 4, neste site com o código ALB4006; O trabalho foi realizado entre 11 e 13 de novembro de 1982. Substituiremos pela imagem original do quadro, em cor, assim q for possível.
Acervo (1982):
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (2009):
Fernanda Pacheco Prates Camargo, Porto Alegre, RS, Brasil (Referencial Centro Equestre).

 

cavalos árabes premiados em Esteio - 1976

Título: --
Código: ARA046
Dimensões:
Ano:
1976
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
.
Encomenda / Acervo:
Paulo Pacheco Prates Filho, Haras Verona, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

cabeças de cavalo árabe - 1976

Título: --
Código: ARA047
Dimensões:
Ano:
1976
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
segundo quadro que Berega fez sendo o motivo único o cavalo. Três cabeças de cavalos árabes pintados sobre couro com uma tinta sintética experimental.
Acervo (1976):
Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (posterior): Berega - destino incerto.

 

Quadro p/ sede ABCCA Esteio garanhões-chefe - Dastur: Haras El Aduar

Título: Dastur - Haras El Aduar
Código: ARA048
Dimensões:
Ano:
1977 (?)
Técnica:
tinta sintéica sobre couro com tachas metálicas sobre madeira.
Observações / Texto:
.
Acervo:
Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Osório, RS, Brasil.

 

Cabeça de Árabe - Álbum N.1 - 1977

Título: --
Código: ARA049
Dimensões:
Ano:
1977
Técnica:
grafite sobre papel.
Observações / Texto:
obra original que compõe o álbum número 1 de cabeças de garanhões árabes.
Acervo:
autor.

 

Título: Les Robes
Código: ARA050
Dimensões:
Ano:
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
.
Acervo:
.

 

[em cadastramento]

Título: --
Código: ARA049
Dimensões:
Ano:
Técnica:
tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto:
.
Acervo:
.

 

Retorna In?io Website
Berega© 2008-2014. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução parcial ou total por quaisquer meios sem a autorização.
Início | Dados do Artista | Catálogo de Obras | Blog | Contato