Cavalos
Árabes
|
Título:
HA´ Penny Danzig
Código: ARA001
Dimensões: 75cm x 55cm (sem moldura) - 86cm x 66cm (com
moldura - especial em mogno)
Ano: 1980 (outubro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: Garanhão da raça árabe importado
dos Estados Unidos de pelagem tordilha em perfil à direita. A assinatura de Berega é
ainda a antiga e está situada na margem inferior à direita com o ano. Contém na
margem inferior esquerda o nome do cavalo "HA´ PENNY DANZIG" e a data de seu
nascimento "18-03-72"
Acervo/Encomenda: Tereza (Záza)
Pacheco Prates, Barra do Ribeiro, RS, Brasil.
|
|
Título:
cabeça de potro árabe
Código:: ARA002
Dimensões: 50cm x 40cm (sem moldura) - 64,8cm x 54,5cm mais
friso banco (com moldura)
Ano: 1981 (outubro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: pintura de uma cabeça de um potro da
raça árabe com 6 meses de idade, pelagem alazão ruano malacara virado em perfil à
direita. A assinatura de Berega ainda é a antiga e está situada no canto inferior
direito com o ano. Berega registra que este trabalho é o primeiro de uma série de três
(tríptico). Trabalho entregue em dezembro de 1981.
Acervo/Encomenda: Carlos Roberto
Heredia Antunes, Porto Alegre, RS, Brasil.
|
|
Título: Amir Hassan - Monera
Código: ARA003
Dimensões: 80cm x 60cm (sem moldura) - 95cm x 75cm (com
moldura)
Ano: 1981 (julho)
Técnica: tinta sintéica sobre couro e tinta acrílica sobre
Amycron em alguns detalhes.
Observações / Texto: Garanhão e égua puro sangue árabe
na pelagem zaina. Garanhão Amir Hassan pintado em perfil (cabeça virada para espectador)
do lado esquerdo virado para direita e égua Monera do lado direito em perfil virado à
esquerda. Ao fundo se vê a entrada de um castelo de pedra, construção pertencente ao
Haras El Aduar. Berega assina no formato antigo no canto superior direito com o ano. Neste
foi que Berega usou pela primeira vez tinta acrílica sobre Amycron em alguns detalhes do
quadro como o brilho da pelagem e do pasto. O tempo total gasto neste quadro foi de 8 dias
de trabalho.
Acervo/Encomenda: Ernesto
Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Passinhos, Osório, RS, Brasil.
|
|
Título: Maronihue-Gaucho
Código: ARA004
Dimensões: 75cm x 60cm (sem moldura) - 89cm x 74cm (com
moldura)
Ano: 1980 (setembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: quadro retratando o garanhão puro
sangue árabe Maronihue-Gaucho, de pelagem alazão ruano, em perfil à direita de corpo
inteiro. Imagem parcial à esquerda ao fundo de um castelo de pedra pertencente ao Haras
proprietário. Na margem inferior esquerda as inscrições com o nome do cavalo e a
abreviatura "E.E.U.U." de Estados Unidos da América, origem do cavalo, e seu
ano de nascimento "1973". Berega assina da forma antiga o quadro na margem
inferior direita com o ano.
Acervo / Encomenda: Ernesto
Marques Silveira Netto, Haras El Aduar, Passinhos, Osório, RS, Brasil.
|
|
Título: SX Conquistador
Código: ARA005
Dimensões: 93cm x 73cm (com moldura) - 82cm x 62cm (sem
moldura)
Ano: 1976 (agosto)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cavalo árabe pintado de corpo inteiro
em perfil virado à direita. Ao fundo compõe uma cerca de madeira pintada de branca. Este
foi o terceiro quadro que Berega pintou com motivo único o cavalo.
Encomenda: Berega, Régis Silva, Carlos
Heredia Antunes, Paulo Pacheco Prates, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo (1976): Ernesto Marques Silveira Neto, Porto Alegre,
RS, Brasil.
Acervo (atual): Rodrigo Beheregaray, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: --
Código: ARA006
Dimensões: 76cm x 66cm (com moldura) - 60cm x 50cm (sem
moldura / com frizo branco).
Ano: 1982 (outubro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de tordilho negro em perfil
virada à esquerda com buçal de couro (cabeçada vermelha). Berega neste quadro utiliza a
textura e tons do couro do buçal deixando aflorar a superfície do suporte que é de
couro, trabalhando os tons apenas para dar volume e forma no objeto. Assim obtém cores
verdadeiras e dá mais autenticidade ao seu trabalho. Trabalho realizado entre 11 e 17 de
outubro de 1982, sendo a pintura apenas entre 14 e 17 de outubro. Este quadro fez parte
das imagens que compõe o álbum Nº4, neste site com o código ALB4007.
Acervo: Rodrigo Beheregaray, Porto Alegre, RS, Brasil.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: Hamses Fayek
Código: ARA007
Dimensões: -
Ano: 1978
Técnica: tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto: foto preto e branco (Correio do Povo,
1980) do trabalho que é colorido. Pintura do famoso cavalo árabe tordilho Hamses Fayek
em 3/4 virado à direita usando buçal. Berega assina no formato antigo no canto inferior
direito com o ano e a sigla "PA.", da cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul,
Brasil). Encomenda de Paulo Pacheco Prates Filho, do Haras Verona, Rio Pardo, RS, Brasil,
para ser presenteado ao Vice-Presidente da Repúlica do Brasil em exercício na época,
Aureliano Chaves. Obra presenteada em 13 de junho de 1980 (Veja reportagem neste website
pelo Jornal Correio do Povo).
Acervo: Ex-Vice-Presidente do Brasil Aureliano Chaves,
Brasil.
|
|
Título: Gailan - 1893
Código: ARA008
Dimensões: -
Ano: 1986
Técnica: tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto: quadro do primeiro garanhão árabe na
América importado por Hernán Ayerza, Haras El Aduar, Argentina, em 1893 de nome Gailan.
Pintura feita à partir de fotografia feita por Ayerza na época e descrição textual de
suas características de pelagem, um alazão ruano e cabeça pequena e muito triangular,
típica da linhagem egípcia. Berega coloca na margem esquerda a marca usada por Dom
Hernán Ayerza do Haras El Aduar, no canto superior direito o nome do cavalo e a data de
sua importação, e no canto inferior direito a assinatura com o ano "86". À
partir desta época, aproximadamente, Berega deixa de reproduzir o solo e pasto em alguns
quadros e utiliza o artifício de solo apenas a sombra do cavalo, como nesta imagem. Sem
as dimensões corretas por hora, mas o quadro é de pequeno tamanho, cerca de 30 x 15cm.
Encomenda/Acervo: Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El
Aduar, Passinhos/Osório, RS, Brasil.
|
|
Título: Al-Karash - El Alamein - Al Grafa - Al Ghazir - Al Trypa
Código: ARA009
Dimensões: 80cm x 53,3cm (sem moldura).
Ano: 1991 (julho)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: Quadro com a reprodução de quatro
principais reprodutores do Haras Alpes Verdes constando de duas éguas e um potrilho na
parte superior (Al Grafa, Al Ghazir e Al Trypa) aparecendo
pinheiro ao fundo e parte de uma cerca, e em primeiro plano e na parte central e inferior
os reprodutores Al Karash e El Alamein com seus devidos
nomes. Este trabalho foi feito entre 24 e 30 de julho de 1991, portanto 6 dias ao total.
Berega assina no canto inferior direito com o ano "91".
Acervo: Luiz Alberto Fagundes, Haras Alpes Verdes, Canela,
RS, Brasil.
|
|
Título: Garanhão Árabe
Código: ARA010
Dimensões: 100cm x 75cm (sem moldura).
Ano: 1977 (dezembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cavalo árabe tordilho em perfil
virado à esquerda. Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano.
Na base da imagem escreveu "Garanhão Árabe".
Moldura escura com filete branco. Pintura baseada no famoso garanhão árabe
"Bask".
Encomenda / Acervo: Mauri Fonseca, Porto Alegre, RS, Brasil.
|
|
Título: cavalo árabe
Código: ARA011
Dimensões: 110cm x 85cm.
Ano: 1978 (setembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cavalo árabe tordilho em perfil
virado à direita. Pintura baseada em famoso reprodutor árabe "SAKR" (Morafic).
Berega assina no formato antigo no canto inferior direito com o ano e o local "P.
Alegre" (Porto Alegre, RS, Brasil).
Encomenda / Acervo: Federeação da Agricultura do Rio Grande
do Norte (FAERN), RN, Brasil.
|
|
Título: cavalo árabe no bebedouro
Código: ARA012
Dimensões: 80cm x 60cm (sem moldura) - 90cm x 70cm (com
moldura).
Ano: 1980 (dezembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cavalo árabe tostado/zaino frente
aberta calçado na mão direita e pata esquerda em perfil virado à direita com fonte de
azulejos azuis. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo com o ano.
Junto com o quadro foi feito um texto por Berega à pedido do Dino Busato (Construtora
Busato) explicando sobre o tipo de cavalo pintado, no caso um cavalo árabe da linhagem
Saglawi, transcrito à seguir:
"O cavalo retratado é um puro sangue árabe da linhagem Saglawi el Gedran (Saglawi
el guedran), na pelagem zaina negra.
Todos os cavalos árabes do mundo, descendem segundo a lenda de 5 éguas sagradas, que
foram as que obedeceram ao chamado de Maomé durante a conquista de Meca.
Eram elas:
Saglawi el Gedran
Koheilan Adjuz
Hamdam el Semri
Maanaghi
Dahman Shawan
O Saglawi, de todas as linhagens, é o mais belo. Costuma ser de pequena estatuta, cabeça
belísima, olhos enormes e expressivos, apresenta uma resistêcia superior às outras
linhagens embora sua velocidade seja menor.
Na linhagem Saglawi, a pelagem predominante é a tordilha, embora haja belíssimos
exemplares zainos e alazãos.
Os príncipes sempre presentearam aos seus grandes amigos com um garanhão Saglawi Zaino,
calçado "do pé do estrivo e a mão da lança".
Diz a tradição beduína, que enquanto um guerreiro montar num Saglawi el Gedran assim
caracterizado, nunca morrerá em batalha.
Mesclando a história beduína à gaúcha, Bento Gonçalves, nosso grande guerreiro, não
só tinha preferência pela dita pelagem como seu cavalo de montaria (principalmente em
combate), era um zaino calçado do pé do estrivo e da mão da lança.
Berega
Porto Alegre, 22 de dezembro de 1980."
Encomenda: Construtora Busato, Porto Alegre, RS, Brasil.
Acervo: Jorge (Pepito) Figueras (Construtora Figueras S.A.),
Porto Alegre, RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA013
Dimensões: -
Ano: 1991 (? - a conferir)
Técnica: tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto: cavalo árabe tordilho com beduíno.
Moldura antiga em madeira trabalhada folheada a ouro.
Acervo: autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: --
Código: ARA014
Dimensões: -
Ano: 1996
Técnica: nankin em bico de pena sobre papel Schoeler Hammer.
Observações / Texto: égua árabe com potro em perfil
virados à esquerda. No topo do quadro o desenho de um fiador árabe (adorno de montaria),
simbolizando a lua crescente, com pingente vermelho. Na parte de baixo duas figuras
árabes à cavalo em silhueta em perfil virados à direita. Trabalho de grande dimensão e
rico em traços cruzados (hachuras) que vão compondo sombras e texturas.
Acervo: Regina Núria H. C. Beheregaray, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: --
Código: ARA015
Dimensões: -
Ano: 1995
Técnica: tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto: cabeça de cavalo árabe tordilho em
perfil virado à esquerda. Quadro de dimensão pequena.
Acervo: .
|
|
Título: Tuhotmos
Código: ARA016
Dimensões:
Ano: 1977
Técnica: grafite sobre papel
Observações / Texto: perfil de cabeça de garanhão árabe
virado à esquerda. Trabalho original utilizado posteriormente para compor o álbum No 1
"Garanhões Árabes - Estudos de Cabeças", também do mesmo ano. Tuhotmos foi
um garanhão áraabe famoso mundialmente por prêmios adquiridos em morfologia e como
excelente reprodutor.
Acervo: autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: --
Código: ARA017
Dimensões:
Ano: 1977 (maio)
Técnica: guache e grafite sobre papel.
Observações / Texto: cavalo árabe tordilho em 3/4 virado
à esquerda com fundo preto. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo.
Acervo: autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: --
Código: ARA018
Dimensões:
Ano: 1977
Técnica: grafite sobre papel
Observações / Texto: Garanhão árabe em 3/4 virado à
esquerda. Esta imagem é a mesma que compõe o álbum número 1 (código ALB1002),
no entanto trata-se do desenho original. Berega assina no canto inferior direito no
formato antigo.
Acervo: autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: --
Código: ARA019
Dimensões:
Ano: 1977
Técnica: grafite sobre papel
Observações / Texto: Garanhão árabe de frente virado à
direita com cerca. Esta imagem é a mesma que compõe o álbum número 1 (código ALB1003),
no entanto trata-se do desenho original. Berega assina no canto inferior direito no
formato antigo.
Acervo: autor.
Reprodução Fotográfica: Rodrigo
Beheregaray.
|
|
Título: Dastur
Código: ARA020
Dimensões: 90cm x 70cm (sem moldura) - 102cm x 83cm (com
moldura).
Ano: 1980 (abril)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: Retrato do cavalo árabe tordilho
Dastur, em perfil à direita, com castelo de granito ao fundo que é símbolo e pertence
ao Haras El Aduar. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo e no canto
inferior esquerdo consta o nome do cavalo "DASTUR" com as inscrições de suas
datas de nascimento e morte e os respectivos locais (haras e país): "*20-12-68 (El
Eucalipto - ROU) +16-02-77 (El Aduar - BR)".
Acervo: Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar,
Passinhos / Osório, RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA021
Dimensões: 65cm x 55cm (sem moldura).
Ano: 1977 (junho)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cavalo árabe tordilho em marcha em
perfil virado à direita. Berega assina no canto inferior direito no formato antigo com o
ano.
Segundo relato recente da proprietária, este quadro foi
danificado acidentalmente de forma irreparável alguns anos atrás e não existe mais.
Encomenda / Acervo: Simone Campos Miller, Porto Alegre, RS,
Brasil.
|
|
Título: Bandouk
Código: ARA022
Dimensões: 65cm x 55cm (sem moldura).
Ano: 1983 (agosto)
Técnica: tinta sintéica sobre suporte de couro
Observações / Texto: cabeça do puro sangue árabe
"Bandouk", de pelagem tordilho negro, virado para o lado esquerdo. No canto
inferior esquerdo encontra-se o nome do cavalo e no canto inferior direito, enclinado,
Berega assina com o ano "83". Este trabalho foi realizado entre 10 e 15 de
agosto de 1983.
Encomenda / Acervo: Flávio Ventura, Hotel Vila Inglesa,
Campos do Jordão, SP, Brasil.
|
|
Título: Nejnie
Código: ARA023
Dimensões: 95cm 75cm (com moldura)
Ano: 1986 (dezembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato do garanhão tordilho árabe
Nejnie em 3/4 virado à esquerda. Inclui um arco negro simulando uma janela e o nome do
cavalo em dourado no canto inferior esquerdo. Berega assina no canto inferior direito.
Acervo: Romildo Carvalho da Silva, São Paulo, Brasil.
|
|
Título: Ansata Ibn Halima
Código: ARA024
Dimensões: 65cm x 55cm (sem moldura)
Ano: 1983 (dezembro)
Técnica: tinta sintéica e pó de ouro sobre couro
Observações / Texto: retrato de um dos cavalos mais
importantes da história do criatório árabe dos Estados Unidos e de uma das criadoras
mais expressivas mundiais, Judith Forbis. Berega teve este quadro por encomenda de
Federico Zichy-Thyssen, proprietário de importante haras no Paraguay, que presenteou
pessoalmente a Judith Forbis. No canto superior esquerdo Berega reproduziu a cruz egípcia
de Ansata em pó de ouro. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo "Ansata
Ibn Halima" e no canto inferior direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado
entre 19 e 21 de dezembro de 1983.
Encomenda: Conde Federico A. Zichy-Thyssen, Asunción,
Paraguay.
Acervo: Judith Forbis, USA.
|
|
Título: Ansata Ibn Halima
Código: ARA025
Dimensões: 79cm x 59,5cm (sem moldura) - 96,5cm x 77cm (com
moldura).
Ano: 1984 (janeiro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato de corpo inteiro do garanhão
árabe tordilho Ansata Ibn Halima (de propriedade de Judith Forbis, Estados Unidos) usando
cabeçada egípcia. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior
direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado entre 16 e 19 de janeiro de 1984.
Encomenda / Acervo: Conde Federico Zichy-Thyssen, Asunción,
Paraguay.
|
|
Título: Hossny
Código: ARA026
Dimensões: 80cm x 60cm (sem moldura).
Ano: 1984 (fevereiro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato de corpo inteiro do garanhão
árabe Hossny, de pelagem tordilha, em perfil virado à direita. No canto inferior
esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior direito Berega assina com o ano.
Trabalho realizado entre 9 e 13 de fevereiro de 1984.
Encomenda / Acervo: Conde Federico Zichy-Thyssen, Asunción,
Paraguay.
|
|
Título: --
Código: ARA027
Dimensões: 60cm x 50cm (sem moldura)
Ano: 1983 (março)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de garanhão árabe negro
usando cabeçada com bridão. Trabalho realizado entre 28 de fevereiro e 04 de abril de
1983.
Encomenda / Acervo (1983): Cid Guardia, São Paulo, SP,
Brasil.
Acervo (atual): Claryssa Beheregaray Medeiros, Uruguaiana,
RS, Brasil.
|
|
Título: Lyphard
Código: ARA028
Dimensões: 89,5cm x 67cm (sem moldura) - 106,5cm x 81,5cm
(com moldura; friso dourado).
Ano: 1984 (setembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: garanhão alazão ruano árabe,
retrato de Lyphard, que foi um dos cavalos mais importantes na criação nacional
brasileira em seu tempo (importado dos EUA por Paulo Roberto Ferreira Levy - Polé) e o
garanhão-chefe do haras Capim Fino arrebatando importantes prêmios e gerando uma
progênie expressiva. Berega reproduz o logo do haras no canto superior esquerdo em pó de
ouro e assina no canto inferior esquerdo com o ano. Trabalho realizado entre 20 e 26 de
setembro de 1984. Foi colocado na moldura uma placa dourada com os dizeres "Lyphard /
08-07-80 / Padron x SH La Quinta".
Encomenda: Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Acervo: Paulo Roberto Ferreira Levy, Haras Capim Fino, São
Paulo, Brasil.
|
|
Título: Ansata Shah Zaman
Código: ARA029
Dimensões: 85cm x 65cm (sem moldura) - 101,5cm x 81,5cm (com
moldura; friso branco).
Ano: 1984 (janeiro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato de corpo inteiro do garanhão
árabe "Ansata Shah Zaman", de pelagem tordilha, virado quase em perfil para o
lado direito. No canto inferior esquerdo consta o nome do cavalo e no canto inferior
direito Berega assina com o ano. Trabalho realizado entre 27 e 31 de janeiro de 1984.
Encomenda / Acervo: Conde Federico Zichy-Thyssen, Asunción,
Paraguay.
|
|
Título: Hossny
Código: ARA030
Dimensões: 65cm x 55cm (sem moldura) - 82cm x 72cm (com
moldura / com frizo dourado).
Ano: 1983 (novembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato da cabela do cavalo árabe
"Hossny", de pelagem tordilha, usando buçal com frizo vermelho e corrente.
Trabalho realizado entre 6 e 9 de novembro de 1983. No canto inferior esquerdo consta o
nome do cavalo e no canto inferior direito Berega assina com o ano "83".
Encomenda: Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Acervo: Conde Federico A. Zichy-Thyssen, Asunción, Paraguay.
|
|
Título: Silver Pasha da M. V.
Código: ARA031
Dimensões: 75cm x 61cm (sem moldura) - 93cm x 79cm (com
moldura).
Ano: 1983 (setembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato do garanhão puro sangue
árabe "Silver Pasha da MV" (MV = Haras Morro Vermelho), de pelagem tordilha
rodado, Grande Campeão em Expointer em 1983. Cabeça em perfil virado à esquerda. Berega
colocou o nome do cavalo no canto inferior esquerdo e assina no canto inferior direito com
o ano "83". Trabalho realizado entre 12 e 14 de setembro de 1983.
Encomenda / Acervo: Carlos Heredia Antunes, Porto Alegre, RS,
Brasil.
|
|
Título: garanhão árabe
Código: ARA032
Dimensões: 65cm x 55cm (sem moldura) - 82cm x 72cm + friso
branco (com moldura).
Ano: 1984 (abril)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: puro sangue árabe tordilho sendo
cabeça, pescoço e meio corpo com cabeçada americana e corrente. Trabalho realizado
entre 13 e 17 de abril de 1984.
Encomenda / Acervo: Maria Luiza Marchesi, São Paulo, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA033
Dimensões: 60cm x 50cm (sem moldura) - (moldura com frizo
verde).
Ano: 1983 (janeiro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de puro sangue árabe com
tábuas de cocheira. Este trabalho foi realizado em janeiro de 1983 e levou 3 dias para
ser pintado. Em torno do mês de abril do mesmo ano foi retocado alguns detalhes dos
olhos. A presente imagem é anterior à este retoque. Trocaremos
a fotografia tão logo seja possível por uma atual e de melhor qualidade.
Encomenda / Acervo: Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre,
RS, Brasil.
|
|
Título: El Hilal
Código: ARA034
Dimensões: 65cm x 55cm (sem moldura) - 82cm x 72cm (com
moldura; friso dourado).
Ano: 1984 (março)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de cavalo árabe preto usando
fiador e amuleto. No canto superior esquerdo está escrito "El Hilal", que
significa "O Crescente Fértil", e Berega assina no canto inferior direito com o
ano "84". O trabalho foi realizado entre 9 e 12 de março de 1984.
Encomenda / Acervo: Maria Luiza Marchesi, São Paulo, SP,
Brasil.
|
|
Título: Mufti II
Código: ARA035
Dimensões: 66cm x 55cm (sem moldura) - 83cm x 72cm (com
moldura).
Ano: 1984 (novembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato da cabeça em porta de
cocheira do garanhão árabe importado do Uruguai (origem Haras Oasis de Federico Garcia
Brum) em 1976 por Carlos Heredia Antunes. O nome do cavalo encotnra-se no canto superior
esquerdo e Berega assina no canto inferior direito. Esta foto apresenta sombras oblíquas
(canto superior esquerdo e inferior direito) que foram provocadas pelo sol na hora da
fotografia e não são condizentes com a pintura. Trocaremos por uma de melhor qualidade
assim que for possível. Trabalho realizado entre 1 e 4 de novembro de 1984.
Ecomenda/ Acervo (1984-2013): Tânia Médici, Porto Alegre, Rio Grande
do Sul, Brasil. Acervo (2013- ): Rodrigo
Beheregaray, Porto Alegre, Rio Grande
do Sul, Brasil.
|
|
Título: Al Nishan
Código: ARA036
Dimensões: 70cm x 50cm (sem moldura)
Ano: 1983 (fevereiro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato do puro sangue árabe tordilho
Al Nishan. Cabeça em 3/4 virado à direita. Este trabalho foi realizado entre 16 e 24 de
fevereiro de 1983.
Acervo (01/08/1983): MPM Propaganda, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Acervo (30/08/1983): Fertisul / Ipiranga S.A., Porto Alegre,
RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA037
Dimensões:
Ano: 1986 (abril)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: .
Acervo: M. H. B. Azevedo Claus, Uruguaiana, RS, Brasil.
|
|
Título: Ha´ Penny Danzig
Código: ARA038
Dimensões:
Ano:
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: Retrato do garanhão árabe tordilho
Ha´ Penny Danzig. No canto superior direito em dourado figura o nome do cavalo. Berega
assina no canto inferior direito com o ano.
Encomenda / Acervo: Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre,
RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA039
Dimensões: 60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura madeira
escura com frizo branco).
Ano: 1982 (setembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de cavalo árabe tordilho com
buçal onde os tons de couro são simplesmente deixados aflorar o fundo da cor natural do
suporte, que é couro. A foto foi tirada exatamente quando do término da pintura e é
anterior a assinatura, mas Berega assinou no canto inferior direito com o ano. Este quadro
foi feito originariamente para compor o álbum No. 4 de produção e iniciativa de Berega,
e está neste site com o código ALB4005. O quadro foi realizado entre 24 e 29 de setembro
de 1982.
Acervo (1982): Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Acervo (atual): Paulo Pacheco Prates Neto, Porto Alegre, RS,
Brasil.
|
|
Título: Ibn Morafic
Código: ARA040
Dimensões: 45cm x 20cm (sem moldura) - 64cm x 52cm (com
moldura).
Ano: 1980 (abril/maio)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: retrato do garanhão árabe IBN
MORAFIC, apenas da cabeça, usando do recurso de imagem ovalar em couro. Foi feito uma
moldura em cerejeira para este quadro. Através da H. Decorações, na pessoa de Heloísa
Lima, foi vendido o quadro ao Sr. Breno Azevedo. Berega assina no canto inferior direito
no formato antigo sem o ano.
Acervo: Breno Azevedo, Porto Alegre, RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA041
Dimensões: 60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura com frizo
branco).
Ano: 1982 (novembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de puro sangue árabe tordilho
em 3/4 virado à esquerda. Trabalho realizado entre 01 à 11 de novembro de 1982. Este
quadro foi idealizado originariamente para fezer parte das imagens que compõe o álbum
No. 4, neste site com o código ALB4003. trocaremos a imagem por uma melhor assim que for possível
Acervo: Naide Ribas, Uruguaiana, RS, Brasil.
|
|
Título: Varazdac
Código: ARA042
Dimensões:
Ano:
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: trocaremos a imagem por uma melhor
assim que for poss?el. Retrato do garanhão árabe tordilho Varazdac do Haras Verona de corpo
inteiro, visto de frente.
Acervo: Tereza (Záza) Pacheco Prates, Barra do Ribeiro, RS,
Brasil
|
|
Título: --
Código: ARA043
Dimensões: 60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura com frizo
dourado)
Ano: 1982 (novembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de garanhão árabe de pelagem
zaina, com estrela na testa. Este quadro fez parte das imagens que compõe o álbum No. 4,
neste site com o código ALB4004. Trabalho realizado entre 31 de outubro e 4 de novembro
de 1982. Substituiremos pela imagem original do quadro,
em cor, assim q for possível.
Acervo (1984): Ricardo Ferraz Marcondes de Souza, São Paulo,
SP, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA044
Dimensões: 60cm x 50,5cm (sem moldura) - (moldura com frizo
dourado).
Ano: 1982 (outubro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de puro sangue árabe na
pelagem alazão ruano usando buçal egípcio. Trabalho idealizado por Berega, não se
tratando de um retrato. Este quadro fez parte das imagens que compõe o ábum No. 4, neste
site com o código ALB4002. Substituiremos pela imagem
original do quadro, em cor, assim q for possível.
Acervo: Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA045
Dimensões: 60cm x 50,5cm (sem moldura)
Ano: 1982 (novembro)
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: cabeça de cavalo árabe na pelagem
tostada ruano com buçal em perfil virado à direita. . Este quadro fez parte das imagens
que compõe o álbum No. 4, neste site com o código ALB4006; O trabalho foi realizado
entre 11 e 13 de novembro de 1982. Substituiremos pela
imagem original do quadro, em cor, assim q for possível.
Acervo (1982): Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Acervo (2009): Fernanda Pacheco Prates Camargo, Porto Alegre,
RS, Brasil (Referencial Centro
Equestre).
|
|
Título: --
Código: ARA046
Dimensões:
Ano: 1976
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: .
Encomenda / Acervo: Paulo Pacheco Prates Filho, Haras Verona,
Porto Alegre, RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA047
Dimensões:
Ano: 1976
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: segundo quadro que Berega fez sendo o
motivo único o cavalo. Três cabeças de cavalos árabes pintados sobre couro com uma
tinta sintética experimental.
Acervo (1976): Paulo Pacheco Prates Filho, Porto Alegre, RS,
Brasil.
Acervo (posterior): Berega -
destino incerto.
|
|
Título: Dastur - Haras El Aduar
Código: ARA048
Dimensões:
Ano: 1977 (?)
Técnica: tinta sintéica sobre couro com tachas metálicas
sobre madeira.
Observações / Texto: .
Acervo: Ernesto Marques Silveira Netto, Haras El Aduar,
Osório, RS, Brasil.
|
|
Título: --
Código: ARA049
Dimensões:
Ano: 1977
Técnica: grafite sobre papel.
Observações / Texto: obra original que compõe o álbum
número 1 de cabeças de garanhões árabes.
Acervo: autor.
|
|
Título: Les Robes
Código: ARA050
Dimensões:
Ano:
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: .
Acervo: .
|
[em cadastramento] |
Título: --
Código: ARA049
Dimensões:
Ano:
Técnica: tinta sintéica sobre couro
Observações / Texto: .
Acervo: .
|
|